sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TELECENTROS



Segundo Sousa Filho e Oliveira apud Lemos et al., 2012 :

" A inclusão digital não deve ser encarada apenas como um modelo de ensino técnico, no qual os alunos aprendem a usar determinadas ferramentas, softwares ou acessar a internet , mas como modelo de inclusão, que estimula a compreensão e a transmissão de informações, criando mecanismos para uma maior participação 
 social e cultural dos indivíduos".

  
 
 



Atualmente vivemos em uma sociedade da informação, onde a tecnologia tem ganhado espaço em diversos segmentos da sociedade principalmente para relações pessoais, no trabalho, na educação entre diversas outras áreas (SOUSA FILHO e OLIVEIRA, 2012).

Neste processo a internet é uma importante ferramenta para obtenção de informações, e consequentemente a limitação ao acesso a internet, tem gerado uma exclusão, conhecida como exclusão digital (SOUSA FILHO e OLIVEIRA, 2012).


Com o objetivo de diminuir a exclusão vivenciada na sociedade atual, surge como iniciativa de baixo custo os telecentros,  que são espaços que oferecem acesso á internet a população de modo a minimizar a exclusão.

 Segundo o Brasil, 2014:

" Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos.O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos.  Os telecentros oferecem cursos e atividades, além de funcionarem como espaço de integração, cultura e lazer. Os frequentadores contam com assistência de monitores qualificados, que atuam como gestores locais.   Atualmente, existem 7.755 telecentros em funcionamento em todo o Brasil. Eles foram instalados por meio de uma parceria entre ministérios, prefeituras e entidades, que são responsáveis pela manutenção desses espaços" .
 
Em estudos já realizados tendo em vista a função dos telecentros comunitários, verificou-se que 41,51%  das pessoas justificavam sua ida ao telecentro por apresentar acesso grátis a internet, outro percentual elevado foi de 13,21% justificado pela velocidade da internet do telecentro.  Sendo que a maior parte dessas pessoas utilizam os computadores com acesso a internet para fazer pesquisas, o que nos remete uma valorização aos telecentros que também funcionam como meio de busca para informações (SOUSA FILHO e OLIVEIRA, 2012).

Assim é possível afirmar que embora os telecentros tendem a promover a inclusão digital a população carente, a quantidade de telecentros oferecidos a população carente ainda não é suficiente para acabar com a exclusão. 

Muitos dos telecentros tem oferecido apenas a disponibilização á internet, sendo essa sua tarefa mais básica, é necessário o auxilio á população através de ações como oficinas, palestras  entre outros meios que proporcionam o uso e a apropriação do conhecimento dos  recursos oferecido aos frequentadores dos telecentros para seu desenvolvimento pessoal na sociedade.
Sendo que a manutenção desses telecentros deve ser feita sempre de modo a garantir a internet de rápido acesso, computadores atualizados e bons orientadores no auxilio as máquinas.
 
  "Incluir não deve ser apenas dotar os usuários de uma formação técnica para uso dos equipamentos e aplicativos, e sim, um trabalho que vise desenvolver habilidades cognitivas que tornam um indivíduo capaz de transformar informações em conhecimento e utilização em apropriação"(Sousa Filho e Oliveira apud Lemos et, al. 2012).
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Referências:

SOUSA FILHO, J. L .; OLIVEIRA, A. C. C. Telecentros Comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digital. Novas Tecnologias na Educação , v. 10 nº 1, p.1-11,  2012.
 
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES-  BRASIL , 2014. A cesso em: 22/08/2014.
http://www.comunicacoes.gov.br/telecentros


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