quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LOUSA DIGITAL E TV DIGITAL

 
 
 
Atualmente vivemos em uma sociedade fortemente demarcada pelo uso da tecnologia.
Isso ocorre devido ao grande acervo de conhecimentos e facilidades proporcionado pelas TICs.
 
 Assim, também pode ser verificado o uso da tecnologia como objeto para mediação do conhecimento no processo de ensino aprendizagem.
 
 
 
Alguns objetos de aprendizagem que estão sendo utilizados em algumas escolas são: a Lousa Digital e a TV digital.
A lousa digital é um objeto ligado diretamente a um computador onde é possível projetar a imagem do computador na lousa (quadro) e comandar as funcionalidades e operações através da lousa.
O computador conectado a lousa digital pode também estar conectado a internet.
 
 
A lousa digital é um objeto que pode ser utilizado em todos as áreas do conhecimento, através das ferramentas didáticas incorporadas em seu software que são recursos que tendem a facilitar a aprendizagem do aluno através de imagens, leitura de textos, realização de jogos lúdicos na sala de aula, principalmente quando a interação de todos os alunos com a lousa, entre outras diversas características que tendem a propiciar  situações de aprendizagem.
 
Para tanto, é necessário que o professor como mediador desse processo de ensino aprendizagem saiba mediar o conteúdo através do uso da lousa digital que é uma atividade multimídia.
 
A TV DIGITAL, também é um recurso multimídia que pode ser utilizado como recurso em aula, seu objetivo está na facilidade de acesso aos conteúdos digitais.
 
 
Embora foram citadas diversas vantagens desses objetos multimídias de aprendizagem, atualmente  é necessário levar em consideração alguns aspectos que influenciam diretamente o processo de ensino aprendizagem, como por exemplo:
 
  •  a preparação dos professores em saber fazer um elo entre a teoria e a prática de modo a mediar o conteúdo e propiciar a aprendizagem significativa; 
  •  a preparação dos professores em saber manusear e utilizar esses recursos sendo necessário tempo para dedicação e treinamento;
  • o uso da internet e a interconexão entre a lousa e os computadores dos alunos torna a aula ainda mais interativa,
  • quanto a TV digital é um recurso que pode ser substituído pelo computador, mais é de extrema importância que esteja conectada a rede.
 
Assim, é possível afirmar que no processo de ensino aprendizagem podem ser utilizadas diversas ferramentas para realização das aulas, cabe ao professor fazer o uso correto de cada ferramenta , sabendo como mediar o conteúdo através do objeto de estudo e propiciar a aprendizagem significativa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário